pe272

No encerramento do Congresso FACE 10 Anos a Unidade faz homenagens a alguns de seus pioneiros

Na tarde do dia 27 de junho de 2019, a organização do Congresso FACE 10 Anos, juntamente com a Diretoria da Unidade Acadêmica, realizou uma sessão de homenagens a algumas pessoas que consideradas pioneiras na criação e início das atividades da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Os organizadores do evento, assim como a Direção da FACE, sabiam da impossibilidade de homenagear todas as muitas pessoas que contribuíram para a existência da UA, desde as primeiras discussões sobre um curso de Economia Rural, a ser criado na Escola de Agronomia.

O Professor José Ferreira de Noronha, falecido em Bambuí, no dia 20/11/2016, aposentado pela Escola de Agronomia da UFG, em que ingressou 1995, atuando no Setor de Desenvolvimento Rural, foi uma dessas pessoas que não puderam estar presentes. O seu falecimento em 2016 também foi mais um fato a elevar a importância de realizar uma cerimônia para homenagear pessoas que contribuíram, como ele, para a existência da FACE como a conhecemos hoje. Em memória, fica aqui registrada a homenagem ao Professor Noronha.

Edward

O Professor Edward Madureira Brasil, no período em que se pensava a criação dos Cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração, era o Diretor da Escola de Agronomia (2002-2006) e, pelo seu apoio inicial e depois, como reitor da UFG, foi um dos homenageados e recebeu os cumprimentos do Diretor da FACE, Prof. Moisés Ferreira da Cunha.

juarez

Sucessor do Prof. Edward na direção da EA, o Prof. Juarez Patrício de Oliveira Junior manteve os compromissos assumidos pela Escola e promoveu os encaminhamentos necessários para a criação da mais nova Unidade Acadêmica da UFG. Por esse envolvimento o Prof. Juarez também foi lembrado na sessão de homenagens. A entrega da placa foi feita foi feita pelo Servidor TA da FACE, Gilson de Assis Junior.

Wander

Alcido Elenor Wander, pesquisador da EMBRAPA, recebeu a homenagem pelas mãos do Prof. Cleyzer Adrian da Cunha por sua contribuição constante, nos primeiros momentos e ainda hoje.

Muitos Professores contribuíram nos primeiros anos de funcionamento dos Cursos de Economia (criado em 2005), Administração e Ciências Contábeis (criados em 2006), e antes mesmo da criação da FACE. 

Foram lembrados na cerimônia os nomes dos Professores André Lunardelli, Jeblin Antônio Abraão, Ricardo Avelino Gomes, Monique Galvão de França, Francis Lee Ribeiro, Flávia Regina Czarneski Vieira, Maria Clarice Silva Patriarca, Angelo Silva Cavalcante, Cláudio Grande Junior, José Antônio Silva, Kelvin Rodrigues Couto, Luciene Vieira Guedes, Simone Nóbrega de Souza, Luciano Martins Costa Póvoa e ainda outros, que poderiam também receber homenagens pelo seu trabalho pioneiro nos primeiros anos dos chamados "Cursos Noturnos da EA".

Batholo1

Bartholo2

Bartholo3

Fernando Ferreira Bartholo foi homenageado pelo seu apoio operacionais nesses primeiros anos. A homenagem foi entregue pela Professora Maria do Amparo Albuquerque Aguiar. Aqui também foram lembrados os nomes de outras pessoas que fizeram o apoio administrativo antes da chegada de Técnicos Administrativos especificamente destinados à nova Unidade Acadêmica. Dentre muitos outros que poderiam ser citados, vieram à memória os nomes de Dona Tereza, de Marcilene, de Jason, Maria, Sandra, Vicente e de Leonardo. Ana Lúcia Moreira, servidora terceirizada, recebeu merecida homenagem especial por parte da organização do Congresso FACE 10 Anos.

 

AmparoEcono

AmparoDir

A Professora Maria do Amparo Albuquerque Aguiar foi justa e duplamente homenageada: a) primeiro, por ter sido a primeira professora do primeiro curso (Economia), além de primeira coordenadora desse Curso e b) segundo, por ter sido a primeira Diretora da nova Unidade Acadêmica (2009-2013). Amparo recebeu a homenagem como primeira Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas das mãos da Profa. Andréa Freira de Lucena. O Professor Ercilio Zanolla fez a entrega da homenagem à primeira Diretora da FACE.

Gilson

O Servidor Técnico Administrativo Gilson Carlos de Assis Junior recebeu, das mãos do Prof. Sandro Eduardo Monsueto, homenagem por ter exercido o cargo de primeiro Coordenador Administrativo da FACE (2009-2013).

Aretuza

A Servidora Técnica Administrativa Aretuza Pereira Silva foi homenageada pelo Prof. Carlos Henrique Silva do Carmo por ter sido a primeira responsável pelas atividades acadêmicas da FACE.

Ercilio

O Professor Ercilio Zanolla recebeu, das mãos do Prof. Luiz Carlos da Silva Oliveira, uma placa em homenagem por ter desempenhado a função de primeiro Coordenador do Curso de Ciências Contábeis.

A Professora Eliane Moreira Sá de Souza foi homenageada por ter sido a primeira Coordenadora do Curso de Administração, função que acumulava com a Coordenação do Projeto Piloto de Educação a Distância na FACE (curso de Graduação em Administração). A homenagem foi feita pela Prof. Alethéia Ferreira da Cruz e a placa foi recebida pela Professora Daiana Paula Pimenta, em função de viagem da Professora Eliane.

jessica

Jéssica Traguetto Silva, ex-discente do Curso de Graduação em Administração da FACE, egressa do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGADM, Doutora em Administração pela Universidade de Brasília, foi a Discente homenageada pela organização do evento. A homenagem foi entregue pela Professora Daniela Rosim, Docente do PPGADM.

GabiNajberg

A Professora Estela Najberg também foi homenageada como primeira Coordenadora do primeiro Programa de Pós-Graduação da FACE, o PPG em Administração (em funcionamento a partir de 2014). Por estar em licença para pós-doutoramento, a homenagem foi recebida pela Discente do Doutorado do PPGADM, Gabriela Araújo Romão, orientada pela Professora Esterla. A entrega da homenagem foi feita pelo Professor Marcos Severo, Docente do PPGADM.

scalco

O Professor Paulo Scalco recebeu do Prof. Waldemiro Alcântara da Silva Neto homenagem por ter sido o primeiro coordenador do Programa de Pòs-Graduação em Economia - PPE (em funcionamento a partir de 2015).

CH

O Professor Carlos Henrique Silva do Carmo recebeu das mãos de Aretuza Pereira Silva a homenagem por ter sido o primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC (em funcionamento a partir de 2016).

Moises

Dado o pioneirismo no trabalho de criação dos projetos da Pós-Graduação Lato Sensu na FACE, o Professor Moisés Ferreira da Cunha recebeu homenagem das mãos do Prof. Edward Madureira Brasil.

Por seu trabalho relevante e sua importância na criação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na FACE, o Professor Cândido Vieira Borges Junior foi homenageado pelos organizadores do Congresso FACE 10 Anos e foi saudado pelo Diretor da FACE, Prof. Moisés Ferreira da Cunha.