PE1

FACE realiza em 25, 26 e 27 de junho o Congresso FACE 10 Anos: memória e aprendizagem

Criada formalmente por meio da Resolução CONSUNI 17/2009, de 26 de junho de 2009, a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) realizou, nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2019, seu Congresso FACE 10 Anos: memória e aprendizagem.  O evento faz parte de programação destinada a celebrar sua primeira década de existência, que se completa neste ano de 2019. O congresso comemorativo ocorreu nos três períodos, com atividades nas manhãs tardes e noites dos três dias de evento, e promoveu encontros de pioneiros, mesas de discussão, palestras, minicursos, oficinas, encontros com empresários, representantes de governos com a Comunidade Acadêmica da FACE.

O Congresso foi aberto na manhã do dia 25 de junho, com apresentação musical de quarteto de violões, formado por discentes da EMAC vinculados ao Projeto Alunos em Performance, coordenado pela Professora Katerine Araújo. O quarteto foi formado pelos alunos Mario Victor Sales dos Santos, Renan Machado Pinto de Oliveira,  Tayro Louzeiro Mesquita e André Hirooka Marcílio, que executaram as obras: de S. Bach - Bourre 1 e 2 da suíe orquestral No. 2; de Camille Saint-Saëns, Danse Macabre, de Maximo D. Pujol, Grises y soles e de Brouwer, Toccata.

emac3

emac2

Após a apresentação dos alunos da EMAC, muito bem recebida pelos presentes, o Diretor da FACE, Professor Moisés Ferreira da Cunha, anunciou formalmente a abertura o Congresso FACE FACE 10 Anos na companhia da Professora Sandramara Matias Chaves, Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás, que representava o Reitor da UFG, Professora Edward Madureira Brasil, que estava em reunião em Brasília, da Professora Moema Gomes Moraes, representando a PROGRAD, e do Professor Laerte Ferreira Guimarães Junior, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG. Nas falas dos membros da mesa a história da FACE foi sendo recuperada desde a criação dos cursos de graduação em Economia (2005) e de Ciências Contábeis (2006) e de Administração (2006) na Escola de Agronomia. O Professor Laerte lembrou da rápida consolidação da FACE no contexto da UFG e no cenário regional, hoje oferecendo cursos em nível de Pós-Graduação, tanto Lato Sensu, como com Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, Economia e Ciências Contábeis, sendo que o PPG em Administração começou em 2019 a ofertar curso em nível de Doutorado.

m_abert1

m_abert2

Logo em seguida à cerimônia de abertura formal do evento, formou a primeira mesa discussão, A Crise Fiscal dos Estados e o Pacto Federativo: experiências, desafios e perspectivas para o Estado de Goiás, coordenada pelo Professor Anderson Mutter Teixeira e que teve como palestrante o Sr. Cláudio André Gondim Nogueira (Diretor do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), no evento representando a Secretária de Estado da Economia do Estado de Goiás, Sra. Cristiane Schmidt.

DrClaudio1

DrClaudio2

Simultaneamente, outros eventos ocorriam nas dependências da FACE, assim como o Congresso continuaria, com atividades nos três períodos nos dias 26 e 27, com cerimônia de homenagens aos pioneiros na história de criação e consolidação das atividades da Unidade Acadêmica.